Biocombustíveis E A Sociedade Actual

9 03 2009

 

Desde sempre que os cientistas e os responsáveis pelas decisões mais determinantes das nações revelam uma enorme preocupação por manter o nível de vida agradável sem prejudicar em demasia o ambiente. Contudo, actualmente, a Humanidade enfrenta graves problemas devido a erros de gerações passadas, cometidos continuamente.

Face a esta crise ambiental, todos os esforços têm sido dirigidos no sentido de criar novas tecnologias que permitam manter o nível de vida alcançado pelos países industrializados, sem pôr em causa o desenvolvimento das gerações futuras. A este conceito dá-se o nome de desenvolvimento sustentado.

world

Um dos principais obstáculos ao desenvolvimento sustentado é a excessiva actual dependência mundial dos combustíveis fósseis. Estes são utilizados em dois dos mais determinantes sectores da sociedade contemporânea: a electricidade e os transportes. Mas enquanto que no primeiro sector foram já encontradas alternativas rentáveis, como a energia eólica ou nuclear, o segundo ainda se encontra muito dependente dos combustíveis fósseis, principalmente do petróleo, sendo que as alternativas encontradas ainda não são totalmente viáveis. Contudo, algumas dessas opções começam a ganhar expressão; e uma delas são os biocombustíveis.

Os biocombustíveis são energias renováveis constituídos por várias opções: biodiesel, bioetanol, biomassa, etc. Estas fontes energéticas acarretam significativamente menos problemas ambientais do que os combustíveis fósseis e ainda é possível utilizar resíduos para a sua produção (reutilizar). Sendo assim, os biocombustíveis parecem uma alternativa viável às fontes actuais. No entanto, até ao momento presente, não possui o mesmo rendimento que o petróleo, por exemplo, enquanto combustível.

Apesar de alguns países já venderem oficialmente biodiesel enquanto combustível, como, por exemplo, o Brasil, ainda são necessárias políticas mundiais relativas a este assunto: isenção de impostos na Europa e EUA; incentivos da NASA e das Forças Armadas Americanas que consideram oficialmente o biodiesel um combustível de excelência para qualquer motor do ciclo diesel; e o entendimento da revolução no campo, na indústria, no ambiente, na formação de renda, no nível de emprego, na oferta de alimentos e outros derivados de oleaginosas após a extracção do óleo, no impacto no preço internacional, entre outros aspectos.

 

Analisando todas as situações referentes aos biocombustíveis, verifica-se que a nossa sociedade ainda não está totalmente preparada para começar a utilizar unicamente estas “bioenergias”, não abrindo mão dos influentes combustíveis fósseis.

 paradigma_desenvolvimento_2

 


Ações

Information

2 responses

17 03 2009
Silvana Machado

Lamento ver-me obrigada a reconhecer que nao fosse o Nelson por o link na frase do msn, nunca mais eu me tinha lembrado de por cá passar! Por isso, tal como foi comprovado no nosso inquérito, através da nossa apresentação de hoje, a publicidade é essencial!

Quanto ao post, acho que é inegável que o petróleo já começa a passar de moda e que está na hora de inovar. Penso ainda que há uma elevada ignorancia sobre o assunto, porque, apesar de se saber que há energias alternativas aos combustiveis fosseis, a maioria das pessoas nao tem noção de como o poderemos usar. Esta ignorância está patente, embora disfarçadamente, no vosso post. Não acho é nada bonito estarem a gozar com o senhor da foto… Caro senhor, não é assim que se usam os biocombustiveis, está bem? Pronto, pergunte aqui aos meninos que eles explicam melhor… Que eles é que são os Biotransition!

21 03 2009
Ana Azevedo

Oh!!! Coitadinho do senhor….

Vê-se bem que ainda não conhece os Biotransition (nem o modo de utilização do biocombustível!!).

Gostei do blogue!!!

Bj

Deixe um comentário